Disponibilizam-se algumas informações gerais sobre as provas finais, provas de aferição e exames nacionais. Outras informações complementares podem ainda ser consultadas no sítio do IAVE em informações  gerais - Provas 2018/2019, nos portais de referência bem como pode optar por efetuar o download do resumo.

  • Inscrição para a realização de pré-requisitos: 11 a 29 de março.
  • Os alunos terão de ser portadores do material necessário para realizar a prova assim como é obrigatório que sejam portadores do bilhete de identidade ou cartão de cidadão atualizado.
  • Nos dias em que se realizam os exames nacionais, os alunos não podem ser portadores de telemóveis (ou outro equipamento proibido), tendo em conta a possibilidade de inadvertidamente se esquecerem destes equipamentos na sua posse durante a realização das provas, o que, obrigatoriamente, leva à sua anulação.
  • Os alunos que pretenderem realizar exames na 2ª fase, terão obrigatoriamente de proceder à respetiva inscrição.
  • A secção reapreciação de provas  apresenta um resumo do processo descrito na Norma 02 / JNE / 2019

 

 

Exames Finais Nacionais 

Calendário de Exames Finais Nacionais do 3º Ciclo 

Calendário de Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário 

Calendário da componente de produção e interação orais das línguas estrangeiras

 

Provas de Equivalência à Frequência 

 

Ensino Secundário

302 Biologia

315 Física

340 Psicologia

342 Química

344 Sociologia

365 Francês

367 Inglês

368 Espanhol

 

 Informações de Provas Ensino Básico   Calendário de Provas
 

10 Ciências Naturais

11 Físico-Química

15 Espanhol 

16 Francês

18 Geografia

19 História

21 Inglês

26 Educação Física

81 Português

81 Português (oral)

82 Matemática

Calendário de provas - 1ª Fase

Calendário de provas - 2ª Fase

 

 

Provas de Aferição

Calendário de Provas de Aferição

Calendário de provas de Aferição de Educação Física (5º ano) 

 

 

Legislação de Referência:



Portais de Referência:

 

Reapreciação de Provas

No processo de reapreciação há a considerar duas fases distintas: a) A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova;b) A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação.

O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE), apresentado pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, deve ser dirigido ao diretor da escola. O requerimento é apresentado em duplicado, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, servindo este de recibo a devolver ao requerente

O requerimento de reapreciação de prova deve ser formalizado através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE. O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11- A/JNE. Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve folha de rosto.  Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia. 

Os modelos referidos devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em http://www.dge.mec.pt/modelos, sendo depois impressos e assinados para apresentação na escola.